terça-feira, 19 de maio de 2015

Óleos essenciais para cada tipo de cabelo


Cada tipo de fio e couro cabeludo exige um tipo de cuidado especial para se manterem mais saudáveis, fortes e bonitos. A boa notícia é que, na natureza, existem diversos elementos que podem ser excelentes tratamentos naturais para o cabelo e que contam com propriedades e efeitos específicos para uma série de finalidades.

Por meio de óleos essenciais, extraídos e frutas, plantas, grãos e outros vegetais, os fios podem ganhar uma nova cara e se recuperar de danos do dia a dia. Para potencializar o efeito desses produtos naturais, o ideal é utilizar como base um shampoo neutro, para que não haja interferência de outras substâncias.

Óleos para cada tipo de cabelo

Cabelos quebradiços


Para quem sobre com fios frágeis e quebradiços, a dica é mesclar o efeito fortificante do óleo essencial de melaleuca com óleo de gengibre. O mesmo efeito pode ser obtido entre a mistura de óleo de tomilho e manjerona.

Para cada 100 ml de shampoo, acrescente 10 gotas de cada um dos óleos de apenas uma dessas combinações e agite bem antes de usar.

Couro cabeludo sensível


Algumas substâncias presentes em shampoos industrializados podem desencadear reações alérgicas, coceiras e incômodos em pessoas que têm o couro cabeludo sensível. Neste caso, a dica é investir no poder relaxante e suave do óleo de lavanda.

Para garantir o conforto do couro cabeludo, utilize um shampoo neutro e, para cada 100 ml do produto, pingue 15 gotas de óleo de lavanda. Misture bem antes de aplicar.

Cabelos oleosos

Para quem sofre com o excesso de oleosidade nos fios - condição que pode levar ao desenvolvimento de problemas como caspa e seborreia -, a dica é apostar no efeito adstringente da sálvia, que tem a capacidade de diminuir a abertura dos poros e controlar a liberação do óleo no couro cabeludo.

Para cada 100 ml, acrescente 10 gotas de óleo de sálvia e 10 gotas de óleo de ylang ylang e agite bem antes de usar.

Cabelos secos

Embora o excesso de oleosidade possa ser um problema para os fios, a falta de lubrificação também pode gerar incômodo, além de interferir na aparência do cabelo. Para hidrata-lo de forma natural, aposte na mistura entre o óleo de melaleuca e de lavanda, que irão estimular o relaxamento do couro cabelo e criar uma camada “seladora” nos fios, impedindo que a água evapore.

Para casa 100 ml de shampoo, acrescente 10 gota de cada um dos óleos e agite bem a mistura antes de usar.

Fonte: Internet